Se você precisa de mais espaço, que tal emprestar um pouco da memória RAM para armazenamento.
GiliSoft RamDisk é uma ferramenta com um fim bastante inovador: transformar espaço da memória RAM em espaço para armazenamento de arquivos. Isso mesmo, com ele é possível criar discos virtuais a partir da memória RAM.
O software é muito simples de ser usado e não demanda configurações complicadas. Basta seguir um passo a passo muito intuitivo logo que abrir o programa pela primeira vez, e então você ganha mais espaço para guardar coisas em seu computador.
Como funciona?O
GiliSoft RAMDisk faz com que sistema operacional e programas instalados em sua máquina identifiquem o espaço da memória RAM também como espaço para armazenamento. Obviamente este espaço está limitado à quantidade de memória instalada no computador, o que provavelmente não é muito, contudo, pode ser de grande utilidade.
Realizadas as definições do passo a passo do programa, você encontra no computador mais um disco disponível, como se um novo disco rígido tivesse sido instalado. É possível mover, copiar e compartilhar arquivos e pastas normalmente, como é feito normalmente com as outras unidades de disco do PC.
ConfiguraçõesPara usar o
GiliSoft RAMDisk você não precisa configurar quase nada, apenas algumas definições básicas, o que é feito em poucos minutos. Ao realizar essas definições você indica o tamanho do novo disco a ser criado. Como dito anteriormente, esse tamanho deve respeitar a quantidade de memória RAM existente no computador.
Ao terminar o processo, o computador pode ficar lento por alguns segundos, enquanto a nova unidade de disco é criada. Durante a finalização é possível que surja na tela um aviso, informando que a nova unidade deve ser formatada. Pode ignorá-lo e aguardar mais um pouco, pois se tudo ocorrer bem, uma janela do Windows Explorer na nova unidade abre em sua tela.
Toda e qualquer alteração pode ser refeita ou desfeita no a qualquer momento, bastando para isso executar o programa e utilizar as opções dispostas no menu. Lembre-se, porém, de que excluir a unidade criada por meio do programa pode acarretar na perda de dados nela existentes, portanto, antes disso, mova tudo para outro local no PC.
Se desejar, salve todo o conteúdo da unidade de disco criada pelo
Gilisoft RAMDisk em um arquivo de imagem (formato IMG), que pode ser gravado em um CD ou emulado por meio de um aplicativo como o .
Arquivos temporáriosÉ importante ressaltar que a nova unidade de disco virtual só fica disponível enquanto o Gilisoft RAMDisk estiver aberto. Ao ser encerrado, o programa desativa o disco e fica a seu critério selecionar se os arquivos serão salvos em um arquivo IMG ou descartados.
Tamanho: 1.79MB
Mirror